domingo, 27 de abril de 2008

COMO É LINDO O ALENTEJO






Alentejo
Alentejo,
Terras d’Além-Tejo
Terras d’Aquém-Mim…
Mordo a palavra com os dentes alvos e feros da paixão!
Sinto na boca o rodopiante palpitar das letras
No aprimorado esboço de um poema…
Sangro de amor no rubro sangue da frágil papoila
Em absoluta sujeição à escaldante aridez da majestosa planície…
Do alto do castelo,
Nos pináculos da morena vila,
Na placidez morna e comovente da tarde,
Onde o tom verde do olhar
Se perde e encontra
Nos amarelecidos tons do meu assombro,
Onde a Alma em imutável vigília
Se espraia e aquieta
Enlevada de seculares vislumbres,
Entrego-me enfeitiçada…
Corpo e alma ausentes
No sacrossanto transe do vero instante!
Estou inteira, aqui, neste lugar…
Inteira e una nesta paisagem!
Aqui, respiro a vida de todos os tempos
Aqui, me deixo ficar quedada em silenciosa prece,
Emudecida,
Complacente,
Adormentada,
Na eterna contemplação de mim mesma!
Ouço-me respirar na aragem quente
Que me afaga o rosto e doura a pele,
Na lenta agonia dos campos à divina hora crepuscular,
No sereno balido das ovelhas que pastam indiferentes à orbe,
Na toada dolente da terra vilipendiada,
Abandonada, em sorte, ao rigor do estio!
Sou o eco distante e ancestral das gentes que por aqui andaram,
Dos que por aqui viveram,
Amaram,
Sofreram,
Morreram…
Deixando para todo o sempre o legado,
A semente viva e trigueira da sua bendita estirpe!
Sou o breve queixume da bela moura encantada
Que atraiu e deslumbrou legiões de exércitos,
O sussurro perene e triste da excelsa poetisa
Que na vanguarda do tempo
Desafiou o mundo da intransigência humana
Ousando sonhar,
Querer,
Amar demais…
Sou o gosto amargo ao fel da sua total insubmissão
Na fatídica noite que a viu perder…
Ela, eu…
A martirizada e imaculada paisagem alentejana
Em timbres e cores de rasgos pungentes,
Seara de vento em ardentes delírios
Ás inexoráveis inclemências do Astro-Rei
No trigo medrado
Da abundante loucura de Musas e Deuses intemporais!
Além-Tejo,
Planície idílica dos meus recônditos desejos…
Terras da minha saudade,
Terras d’Aquém Coração!
MJose

5 comentários:

Anónimo disse...

linda paisagem... era comer e esticar-me numa dessa planicies a fazer um soninho ehehehhe :))

beijinhosssssssssssssssssssss
com uma molezaaaaaaaaaaaaaaaa ;)

tronxa disse...

alentejo... ADORUUUUUUUU!!!


bjnhsssssss lua!!

DANTE disse...

Gostoooooooooooooo mesmo é das papasssssssssssssssssssssss do Alentejo :))))))

mu@@@@@@@@@@@@@@@@@@ luaxita

Salvas disse...

Já me estou a ver deitado debaixo de um chaparro a ressonar á grande .

Bjssss :) .

Anónimo disse...

realmente o Alentejo é lindo.. mas não se arranja mais nenhuma mensagem?? é que ver e ler sempre o mesmo cansA!!!

BEIJINHOSSSSSSSSSSSSSSSSSSS a ficar nervosos