domingo, 19 de outubro de 2008

AS APARÊNCIAS ENGANAM

Este texto é dos melhores registos de língua portuguesa, sobre a nossa digníssima 'língua de Camões', a tal que, tem fama de ser pérfida, infiel ou traiçoeira! Já vão ler porquê.


Um político que estava em plena campanha chegou a uma pequena cidades subiu para o palanque e começou o discurso:

- Compatriotas, companheiros, amigos!
Encontramo-nos aqui, convocados> reunidos ou juntos para debater, tratar ou discutir um tópico, tema ou assunto, o qual me parece transcendente, importante ou de vida ou morte.
O tópico, tema ou assunto que hoje nos convoca, reúne ou junta é a minhas postulação, aspiração ou candidatura a Presidente da Câmara destes Município.

De repente, uma pessoa do público pergunta:
- Ouça lá, porque é que o senhor utiliza sempre três palavras, para dizer a mesma coisa?

O candidato respondeu:
- Pois veja, meu senhor: a primeira palavra é para pessoas com nível cultural muito alto, como intelectuais em geral; a segunda é para pessoas com um nível cultural médio, como o senhor e a maioria dos que estão aqui.
A terceira palavra é para pessoas que têm um nível cultural muito baixo, ou pelo chão, digamos, como aquele alcoólico, ali deitado na esquina.

De imediato, o alcoólico levanta-se a cambalear e 'atira':
- Senhor postulante, aspirante ou candidato: (HIC) o facto, circunstância ou razão pela qual me encontro num estado etílico, alcoolizado ou mamados (HIC), não implica, significa, ou quer dizer que o meu nível (HIC) cultural seja ínfimo, baixo ou mesmo rasca (HIC). E com todo a reverências estima ou respeito que o senhor me merece (HIC) pode ir agrupando reunindo ou juntando (HIC) os seus haveres, coisas ou bagulhos (HIC) em encaminhar-se, dirigir-se ou ir direitinho (HIC) à leviana da suas progenitora, à mundana da sua mãe biológica ou à ponta que o pariu!

Autor Desconhecido

3 comentários:

DANTE disse...

Há que saber 'pregar' para todos pois.

Beijo ó subrinha desnaturada ;)

Anónimo disse...

hahahahaha.... bêbados destes é que eu gosto!!

beijinhosssssssssssssss xubrinha mailinda da tia :)

P. Páscoa disse...

Muito bom ... fartei-me de rir!
Vou dar por aqui mais uma voltinha ... para ver o resto!